Recentemente o Jornal O Popular ES recebeu novamente algumas denúncias de pais de alunos e dos próprios estudantes de que em alguns coletivos as portas estariam com problemas, andando em alguns casos com elas totalmente abertas durante o trecho colocando em risco a vida dos usuários. Além dessas, outras denúncias chegaram até a nossa redação, como:
- Informações dão conta que estagiários estavam fazendo as linhas como monitor escolar, mesmo sem terem a qualificação.
- Que os profissionais do lavador (que realizam a limpeza dos veículos públicos) estariam trabalhando como monitor, sem ser monitor e sim lavador de veículos.
- E tem vez que as linhas ficam sem monitoras, e que até mesmo a Secretária de transporte realizava esse serviço como monitora.
Informações dão conta que as monitoras estão sendo responsável pela abertura e fechamento das portas manualmente para embarque e desembarque dos alunos e que muitas estão fazendo rotas que não são de costume delas, somente para abrir e fechar as portas.
Nossa equipe entrou em contato com a Secretária de transporte Valéria Matedi para esclarecimentos, e que por nota a mesma respondeu.
Segue a nota.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Esclareço que devido às faltas justificadas de servidores, em momentos inesperados, é necessário requerer auxílio de outros servidores tendo em vista a responsabilidade com as nossas crianças. Ressalta-se que não há monitores reservas, no entanto já foi enviado um Projeto à Câmara para possibilitar novas contratações, para em momentos oportunos, os mesmos terem a oportunidade de colaborar.
Todavia “Sempre que for necessário, ou que a monitora estiver de atestado, eu vou prestar um auxílio, visto que, primeiro os alunos e depois a minha pessoa, presto socorro mesmo, sempre necessário em prol dos alunos`”.
Quanto as portas explano que as mesmas são eletrônicas, no entanto no momento a orientação é que seja utilizada a trava manual, nas portas em que a trava eletrônica apresente problema, ainda esclareço que estamos providenciando o conserto o quanto antes. Ressalto que no percurso do transporte a porta fica travada, não oferecendo risco algum.
NOTA-SE QUE DISPOMOS DE UMA ESTRUTURA COM 48 ÔNIBUS, QUE REALIZAM LINHAS DO TRANSPORTE ESCOLAR POR TODO O MUNICÍPIO, E COM TODA ESSA ESTRUTURA É NATURAL OCORRER DESAFIOS. ESTOU AQUI A DISPOSIÇÃO PARA RESOLVÊ-LOS, E AINDA SEMPRE QUE POSSÍVEL BUSCAR FORMAS DE APRIMORAR NOSSOS TRABALHOS EM PROL DOS ALUNOS RIBANENSES.
Imagem meramente ilustrativa |