Depois de centenas de informações circularem na rede social dando conta que escolas do estado do Espírito Santo seriam alvos de massacres, muitos autoridades agiram rápido para garantir a segurança de alunos e profissionais da rede de ensino.
Por iniciativa do próprio Prefeito de Marilândia, Augusto Astori Ferreira - Gutim, uma reunião aconteceu nesta segunda-feira (10), com a Secretária Municipal de Educação, Lislainy Camatta, diretores das escolas e a Tenente da Polícia Militar Marlucia Gonçalves, para dialogar sobre questões relacionadas à segurança nas escolas.
Foi informado que será disponibilizada ronda da Patrulha Escolar com monitoramento constante no entorno das unidades escolares de modo a prevenir possíveis ações de violência, objetivando oferecer maior segurança às escolas diante das últimas ocorrências presenciadas no país.
Segundo o Prefeito, apesar das escolas possuírem câmeras de monitoramento, a Prefeitura quer intensificar o uso da tecnologia nas unidades escolares com ligação direta entre Secretaria Municipal de Educação e Polícia Militar.
A gestão municipal também irá verificar sobre dotação orçamentária para a contratação de vigias nas escolas.
Foi criado um grupo de Whatsapp com a participação da Gestão Municipal, Diretores Escolares e Polícia Militar de forma a otimizar a comunicação em caso de suspeitas e ameaças.
O grupo irá se reunir sempre que necessário para alinhamento das ações a serem executadas com foco na prevenção da violência nas escolas.