Na tarde desta sexta-feira (17) circulou nas redes sociais vários vídeos e fotos de centenas de peixes mortos no principal rio que corta o município de Rio Bananal, norte do estado. Nas imagens é possível observar o rio praticamente seco, com apenas poças de água em alguns pontos e muitos peixes boiando.
Os registros foram feitos próximo a ponte do Bairro Santo Antônio, onde situa o principal rio que leva o nome do município (rio bananal) que é um junção do Timirim e Panorama que desagua na sede do município.
O QUE DIZ A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE
Nossa equipe conversou com o Secretário de Meio Ambiente de Rio Bananal Leonardo Vasconcelos, que em nota esclareceu:
''Devido a onde calor, associado com a falta de chuva em nosso município, com isso o ocasionou o aumento da temperatura ambiente e temperatura da água, e os peixes acabaram sofrendo com toda essa situação. A Secretaria de Meio Ambiente foi acionada e pra amenizar a situação, solicitou ao SAAE a abertura das comportas existente no rio que corta o município, mais precisamente no Bairro Santo Antônio próximo a ponte. Devido o pequeno volume de água no rio, houve um acumulo no limite das comportas, impedindo o fluxo natural do rio, com isso a água ficou represada em alguns pontos, ocasionando a mortalidade dos peixes por falta de oxigenação na água.
Essa ação foi tomada de imediato pela Secretaria de Meio Ambiente, assim evitando maiores prejuízos na fauna aquática dos peixes, e evitando um número maior de mortalidade dos mesmos.
Estamos vivendo um período muito difícil com essa onda de calor e falta de chuva, por isso nós da Secretaria de Meio Ambiente estaremos fazendo uma campanha de conscientização para uso racional de água nas lavouras neste período adverso.'' Disse o Secretário de Meio Ambiente de Rio Bananal Leonardo Vasconcelos.