O ex-prefeito de Vila Valério, Robinho Partelli, desponta como favorito em grupo de oposição ao atual prefeito, Davi Ramos; com boa visibilidade e imagem de gestor sério, Robinho é uma das opções para a sucessão no Executivo vila-valeriense
Até início do ano, a possibilidade de que o ex-prefeito Robinho Partelli (PSD), tentasse voltar à cadeira de prefeito em Vila Valério causava alguma reação apenas em seus correligionários. O grupo mais próximo ao ex-prefeito incentivava e incentiva Robinho à disputa. Correndo por fora, a conversa até então girava em torno do nome do produtor rural e ex-vereador, Miguel do Deco (Cidadania), que colocou seu nome para a disputa.
Segundo atento observador político do município, as chances reais de uma mudança nas eleições de 2024 aumentam na medida em que a avaliação do prefeito Davi Ramos (Progressistas) deteriora. Isso fez com que o fator Robinho Partelli passasse a ser levado em conta fora do seu grupo, que reconhece a importância dele no processo. O grupo inclui, além de Robinho e Miguel, a ex-secretária de Saúde na gestão de Robinho, Edivânia Demuner (Republicanos) e o ex-prefeito por dois mandatos, Edecir Felipe, o Dedé (PSDB).
Robinho tem boa imagem
Apesar da derrota para o atual prefeito nas eleições de 2020, Robinho é tido em Vila Valério como um político ao qual não pesa nenhuma acusação e que não se sujeitou às pressões políticas de interesse estadual, o que pode ter afetado as suas chances de reeleição. Já o atual prefeito, Davi Ramos, enfrenta críticas à sua gestão em função dos gastos excessivos e em projetos que não são de importância para a população. Conta, evidentemente, com o Governo do Estado que investe muito no município, bem como em outras cidades. Além do mais, a vice-prefeita Sônia Mielke (irmã do ex-prefeito Maca), hoje não fala a mesma língua que Davi.
Ainda como possibilidade, Miguel do Deco, tem interesse na disputa, porém precisa convencer seu próprio grupo de que é a melhor opção e, também, definir a legenda. Avalia-se que ele está de saída do Cidadania e, pode migrar para o Republicanos ou para o Podemos e namora o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos. Robinho tem o apoio declarado do ex-deputado e presidente estadual do PSD, Renzo Vasconcelos.
Apoios
No caso do atual prefeito, o maior alicerce de seu projeto eleitoral de reeleição em 2024 é o pretenso apoio do governador Renato Casagrande. Porém, analistas locais dizem que, se Casagrande tem o objetivo de disputar uma vaga para o Senado em 2026, não iria se indispor com nenhum lado em muitos municípios, exatamente aqueles onde têm boa aceitação, caso de Vila Valério. O impasse reside, justamente, nos dois nomes do forte grupo em Vila Valério que, muito brevemente, terá que decidir entre Robinho Partelli e Miguel do Deco. Se o grupo souber escolher, tem boas chances de fazer o próximo prefeito em Vila Valério.