O Micro-ônibus da Secretaria Municipal de Saúde quebrou e deixou cerca de 15 pacientes sem consultas e exames. A falta de manutenção nos veículos por parte do então Prefeito Edmilson Eliziário faz com que a garagem municipal vire um verdadeiro ferro velho e quem perde é a população. O ônibus não será consertado e irá a leilão segundo informações.
Recentemente o veículo que levou pacientes para o município de Baixo Guandu quebrou durante o trajeto, fazendo com que quase os pacientes perdessem as consultas e exames no município de destino. Já na quarta-feira (13) o ônibus não pôde deslocar com os pacientes para seus determinados municípios como a Capital Vitória e Baixo Guandu para consultas e exames, pois o mesmo não tinha condições nenhuma de circular por falta de manutenção.
Com isso um revezamento está sendo feito entre motoristas e veículos para dar conta da demanda. O ônibus da Secretaria de Educação está sendo usado para conseguir levar os pacientes.
As reclamações de moradores são constantes em relação ao micro-ônibus da saúde. O mesmo está bem defasado, sem conforto algum para pacientes que precisam utilizar numa rota de mais de 350 quilômetros (ida e volta) para Vitória e mesmo assim estava em circulação, colocando em risco a vida de motorista e pacientes.
O Prefeito Edmilson Eliziário vem sendo bastante cobrado por alguns vereadores que relatam que a garagem municipal está virando novamente um verdadeiro ferro velho, com muitos veículos quebrados, academia popular nova sendo destruída pelo sol e chuva, e muitos carros que precisam de peças mínimas para voltar a rodar, está jogado as traças no pátio da garagem municipal.
''Já tem duas semanas que estão usando o ônibus da educação, eles levam muitas pessoas e deixam um pouco em Colatina e vai pra Baixo Guandu. Na quarta-feira (13) os pacientes chegaram eram 2h da madrugada, e como está faltando veículos, estão optando por dar folga aos motoristas.'' Disse uma fonte.
A Câmara municipal de Rio Bananal irá devolver para o Prefeito Edimilson a quantia de R$ 650 mil reais e pede que a administração adquire um novo ônibus para atender a área da Saúde.
Em breve tudo leva crê que um novo leilão será realizado para desfazer dos bens públicos abandonado pelo prefeito Edimilson na garagem.
NOTA À IMPRENSA
Em conversa com a Secretária de Saúde de Rio Bananal Josi Lameira, ela disse que realmente teve essa situação e se trata de 09 pacientes, porém uma força tarefa foi montada para entrar em contato com os pacientes para remarcar as consultas e exames, mas a dificuldade maior é contato com pacientes do interior do município por falta de área nos telefones. E relatou ainda que nesta quinta-feira (14) o ônibus com cerca de 40 pacientes, sendo pacientes que perderam a consulta e os que já estavam marcados seguiram em destino a Baixo Guandu para ter suas consultas e exames feitas normalmente.