Com o fim das horas máquinas, e com a promessa do atual prefeito Edimilson Eliziário que o produtor não pagaria mais para terem suas estradas patroladas, isso ficou apenas nas promessas. Hoje a realidade é de um município totalmente abandonado pelo executivo municipal, onde moradores do interior de Rio Bananal, só conseguiram transitar nas estradas depois de pagar do próprio bolso.
Essa situação foi relatada nas redes sociais, onde moradores do Córrego da Penha próximo ao Distrito de São Jorge de Tiradentes tiveram que desembolsar mais de R$2.000,00 para uma empresa particular patrolar as estradas que estavam intransitáveis, impedindo aos moradores chegarem as suas propriedades.
Essa não foi a primeira vez. No ano de 2023 moradores da Barra de Primavera tiveram que passar pelo mesmo transtorno. Muitos moradores usaram enxadas e pás para minimizar o problema, tapando os buracos por conta própria para conseguir transitar nas estradas.
Segundo ainda informações dos moradores do Córrego da Penha o pedido foi feito por diversas vezes para a prefeitura, mas nunca o problema foi solucionado. Cansados das promessas que os produtores teriam suas estradas patroladas de graça com fim do Programa Horas Máquinas, os moradores não tiveram outra alternativa a não ser pagar pelo um direito que deveria cumprido pelo poder público municipal aos moradores do interior.
Vídeos também foram postados nas redes sociais, de moradores do Córrego São João Batista, onde se vê estradas com valetas enormes, estradas totalmente destruídas, onde moradores chegam com dificuldade em suas propriedades, no vídeo mostra a moradora pedindo ao prefeito que olhe com carinho as estradas da comunidade.