A secretaria municipal de Meio Ambiente foi acionada para capturar uma Jiboia 1,50 metro no bairro Planalto.
A ação de captura contou com a participação do Departamento de Fiscalização Ambiental da Prefeitura e do Batalhão do Corpo de Bombeiros. O animal foi levado para a Unidade de Saúde do bairro por um morador que havia sido picado e logo foi encaminhado para o Hospital Geral de Linhares (HGL).
A suspeita é de que a cobra, até então não identificada, fosse venenosa. O fiscal ambiental, Fábio Monteiro Duarte, que acompanhou toda ação, esclareceu que apesar do susto, as jiboias não são cobras venenosas e nem possuem dentes inoculadores de veneno.
“As jiboias são serpentes não-venenosas que se alimentam basicamente de mamíferos roedores. Elas também podem se alimentar de pequenos animais de estimação como gatos e cachorros e matam suas presas por asfixia”, esclareceu.
O fiscal ambiental destacou, ainda, que matar cobras é considerado crime ambiental.
“A população não deve em hipótese alguma tentar capturar nenhum animal silvestre, para seu próprio bem e do animal. Temos pessoal treinado para isso. Lembrando que cada espécie tem o seu papel na natureza”, destaca Fábio.
O Departamento de Fiscalização Ambiental da Prefeitura faz um trabalho especializado e possui um procedimento para cada tipo de demanda, sempre com a participação do Corpo de Bombeiros. Após receber o chamado, captura o animal silvestre que, logo em seguida, tem as condições físicas avaliadas pela equipe. Caso não apresente nenhum tipo de ferimento, o animal é reintegrado à natureza na unidade de conservação mais próxima.
A secretaria municipal de Meio Ambiente alerta a população que, ao encontrar um animal silvestre na zona urbana, deve entrar imediatamente em contato no telefone (27) 3372-2067.