Em votação inédita em quase 200 anos de história do parlamento, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo acaba de derrubar o decreto de prisão do deputado Capitão Assumção (PL). A decisão foi tomada com respaldo no artigo 53 da Constituição Federal e no artigo 51 da Constituição Estadual.
Com 29 deputados presentes, a suspensão da prisão do parlamentar foi aprovada por 24 deputados. Houve quatro votos contrários – Iriny Lopes (PT), Camila Valadão (Psol), João Cóser (PT) e Thyago Hoffman (PSB) – e uma abstenção.
A decisão do plenário acompanhou o parecer prévio da comissão especial criada para analisar a prisão do deputado Capitão Assumção.
O relator da comissão, deputado Lucas Scaramussa (Podemos), defendeu a libertação de Assumção, na mesma linha do advogado de defesa, Fernando Dillen.
Na votação interna da comissão, a aprovação foi unânime pelos deputados Mazinho dos Anjos, Dary Pagung, Hudson Leal, Coronel Weliton, Vandinho Leite e Delegado Danilo Bahiense.
Somente as deputadas Iriny Lopes e Camila Assumção usaram o microfone para justificar seus votos contrários à libertação de Assumção. Todas as demais justificativas foram de parlamentares que apoiaram a liberdade do deputado, aproveitando a presença da militância.
Fonte: Tribuna Norte Leste